SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Aprender a profissão em diferentes espaços de vidaNarrativas na investigação em história da educação matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

D'AMBROSIO, Beatriz Silva. O professor-pesquisador diante da produção escrita dos alunos. Educ. Puc. [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.249-258. ISSN 1519-3993.

Com base no construtivismo radical de von Glasersfeld, foi possível estabelecer a fundamentação teórica para justificar a escrita de alunos como material informativo para seus professores. Definimos os professores construtivistas como professores-pesquisadores que criam modelos a partir da matemática dos alunos, planejando para eles atividades baseadas nesses modelos. Esse professor-pesquisador se propõe a fazer uma leitura hermenêutica da escrita dos estudantes, o que requer uma disposição para dar razão a eles. Tal leitura leva o professor a perceber como os alunos estão construindo conhecimento e também a aprofundar a sua própria compreensão da matemática. Foi utilizada a produção escrita de alunos para descrever o processo de leitura do professor-pesquisador que trabalha com uma postura construtivista.

Palavras-chave : Aprendizagem Matemática; Construtivismo; Escrita; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )