SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Educação de bebês: entre a linearidade e a narrativaResponsabilidad social en la educación básica y superior: una perspectiva desde el espacio iberoamericano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993

Resumo

TASSONI, Elvira Cristina Martins  e  FERNANDES, Jonas. O Programa Ler e Escrever: uma experiência no 4º e no 5º ano. Educ. Puc. [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.13-26. ISSN 1519-3993.  https://doi.org/10.122015/edupuc377112852.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou como o material didático do Programa Ler e Escrever vem sendo explorado nas classes de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual em Campinas (SP). O material empírico foi produzido por meio de observações realizadas nas duas classes e de informações fornecidas pelas professoras. Os resultados evidenciaram que: (i) há pouca variabilidade organizacional das aulas e pouca interação entre os alunos para discutirem as atividades propostas; (ii) as dificuldades das professoras em relação ao uso do material, às vezes, eram transferidas para os alunos; (iii) o professor pode cometer o engano de ver as práticas de leitura e de escrita como naturais e de fácil aprendizagem, considerando a linguagem escrita como um objeto transparente, que se revela por si só. Há necessidade de reflexão sobre as ações cotidianas que se automatizam devido às condições de trabalho, que dificultam a concretização de espaços para discussão.

Palavras-chave : Material didático; Política educacional; Práticas pedagógicas; Programa Ler e Escrever.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )