SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A profissionalidade do professor formador das licenciaturasPARFOR: formação de professores-cursistas no Estado do Maranhão: o Curso de Pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

PASSOS, Laurizete Ferragut; PRINCEPE, Lisandra Marisa; TELES, Nayana Cristina Gomes  y  PEREIRA, Rodnei. Professores iniciantes dos cursos de licenciatura: corrosão ou constituição de novas profissionalidades?. Educ. Puc. [online]. 2017, vol.22, n.2, pp.221-237. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/P1519-3993-2017220200005.

A investigação aqui relatada está centrada na perspectiva de que a presença de um corpo docente renovado vem atuando nos cursos de formação de professores e exigindo um olhar mais apurado para as condições de ingresso e de trabalho, bem como para as práticas e para o apoio institucional como fatores fundantes da profissionalidade de professores iniciantes. O foco do estudo está direcionado para a relação entre as condições de trabalho e a constituição da profissionalidade desses formadores de professores que iniciam sua carreira no ensino superior. Pretende-se, assim, identificar os possíveis fatores de corrosão e/ou de constituição de novas profissionalidades de professores formadores que atuam em diferentes cursos de licenciatura de instituições públicas e privadas. Os dados foram coletados junto a seis professores dessas instituições por meio de entrevistas. Foram identificados fatores de corrosão da profissionalidade, como a intensificação, precarização e individualização do trabalho, ao lado de fatores constitutivos da profissionalidade, assentados no compromisso ético, social e cultural e, especificamente, na busca pela aprendizagem da docência a partir dos conflitos e contradições da sala de aula.

Palabras clave : Condições do trabalho docente; Curso de licenciatura; Formador de docentes; Profissionalização docente..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )