SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Bons professores na perspectiva de estudantes do Ensino MédioAs políticas de expansão da Educação Superior do Governo Lula da Silva (2003-2010) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

BEZERRA, Kleiton Ramires Pires  e  SILVA, Walter Guedes da. Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação para a compreensão da realidade social. Educ. Puc. [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.213-224.  Epub 19-Jun-2019. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n2a4302.

O objetivo deste trabalho é analisar se o uso do esporte de orientação é um instrumento didático satisfatório à aprendizagem da alfabetização cartográfica, de maneira que o aluno possa aprender não somente ler, mas também compreender a realidade social por meio da correlação com a representação cartográfica. Há necessidade dessa aprendizagem para que os alunos compreendam a importância do processo de aquisição de conhecimentos sobre a análise e a interpretação de mapas em uma inter-relação com a realidade social. Para a pesquisa foram realizadas leituras de textos que trabalham com alfabetização cartográfica, trabalho de campo com observação participante e aplicação de questionário para os alunos de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campo Grande (Mato Grosso do Sul). De acordo com a análise dos dados é possível afirmar que o esporte de orientação contribui para a interpretação da realidade social, mas não esgota a necessidade ampla, complexa e contraditória do trato pedagógico das diversas disciplinas na compreensão da temática que se desvela.

Palavras-chave : Alfabetização; Cartografia; Educação esportiva; Geografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )