SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26As representações sociais de professoras da Educação Infantil em relação ao desgaste docenteExtensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

CUSTODIO, Glauber César Cruz; NUNES, Célia Maria Fernandes  e  PAIXAO, Jairo Antônio da. Atuação de professores de Educação Física em escolas prisionais: problematizando a formação inicial e continuada. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215153. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5153.

Os estudos sobre a prática pedagógica da Educação Física escolar têm sido tema de interesse na área educacional. O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar a atuação de professores de Educação Física em escolas de unidades prisionais localizadas na Região dos Inconfidentes/MG. Através de uma pesquisa qualitativa, a entrevista semiestruturada foi utilizada para a coleta dos dados. Após a coleta e análise dos dados foi possível identificar que a formação inicial dos professores não os preparou para atuarem na educação prisional. Para minimizar os impactos, esses professores realizam pesquisas e estudos de maneira autônoma e aprendem constantemente em suas práticas diárias, por meio de tentativas, erros e acertos. Em suas ações docentes, lhes são exigidos saberes de outra natureza que não acadêmica, como conhecimentos relacionados à capacidade de comunicação, atenção ao que acontece na sala e flexibilidade em suas ações. Soma-se a isso, conforme relatos dos professores, a inexistência de cursos de formação continuada específicos sobre esse campo de atuação.

Palavras-chave : Atuação docente; Escola prisional; Formação continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )