SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26What can the public school before inequalities?Education in times of involuntary protection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação PUC-Campinas

Print version ISSN 1519-3993On-line version ISSN 2318-0870

Abstract

GUIMARAES, Eder D’Artagnan Ferreira  and  DABIN, Pedro. Educação para habitar o mundo contemporâneo: percepções de estudantes de escolas católicas. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215325. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5325.

Este artigo analisa parte dos dados coletados em uma pesquisa de doutoramento sobre o lugar das escolas católicas no cenário educacional contemporâneo a partir da percepção de vários atores da educação: gestores, educadores, pastoralistas e estudantes. Vinculada à Universidade Nacional de Rosario, Argentina, a pesquisa define como um dos seus objetivos problematizar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre sua experiência de escolarização na escola católica. Cento e cinquenta e sete estudantes de seis escolas católicas de Belo Horizonte/MG apresentaram suas percepções sobre o cotidiano escolar por meio de um questionário escrito e da produção de um desenho. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Qualitativa e seu conceito de sentidos subjetivos. A partir da experiência de escolarização dos estudantes na escola católica, eles avaliaram como o sistema educacional engessado impede o desenvolvimento de processos educativos mais integrais e focados no desenvolvimento humano; relataram o tradicionalismo que perpassa a escolarização hoje; demonstraram dificuldade para identificar a contribuição da escola para a formação e definição do projeto de vida deles e atribuíram sentidos diversos à educação escolar conforme sua trajetória na escola católica.

Keywords : Escola católica; Educação contemporânea; Ensino Médio; Estudantes adolescentes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )