SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26O que pode a escola pública diante das desigualdades?Educación en tiempos de resguardo involuntario índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

GUIMARAES, Eder D’Artagnan Ferreira  e  DABIN, Pedro. Educação para habitar o mundo contemporâneo: percepções de estudantes de escolas católicas. Educ. Puc. [online]. 2021, vol.26, e215325. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5325.

Este artigo analisa parte dos dados coletados em uma pesquisa de doutoramento sobre o lugar das escolas católicas no cenário educacional contemporâneo a partir da percepção de vários atores da educação: gestores, educadores, pastoralistas e estudantes. Vinculada à Universidade Nacional de Rosario, Argentina, a pesquisa define como um dos seus objetivos problematizar as percepções dos estudantes do Ensino Médio sobre sua experiência de escolarização na escola católica. Cento e cinquenta e sete estudantes de seis escolas católicas de Belo Horizonte/MG apresentaram suas percepções sobre o cotidiano escolar por meio de um questionário escrito e da produção de um desenho. Os dados foram analisados a partir da Epistemologia Qualitativa e seu conceito de sentidos subjetivos. A partir da experiência de escolarização dos estudantes na escola católica, eles avaliaram como o sistema educacional engessado impede o desenvolvimento de processos educativos mais integrais e focados no desenvolvimento humano; relataram o tradicionalismo que perpassa a escolarização hoje; demonstraram dificuldade para identificar a contribuição da escola para a formação e definição do projeto de vida deles e atribuíram sentidos diversos à educação escolar conforme sua trajetória na escola católica.

Palavras-chave : Escola católica; Educação contemporânea; Ensino Médio; Estudantes adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )