SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Cadernos de turma de Matemática da Educação de Jovens e Adultos: perspectivas do ensino de ÁlgebraPrograma de intervenção em autorregulação da aprendizagem: impacto no conhecimento e nas percepções de estudantes de licenciatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista de Educação PUC-Campinas

versión impresa ISSN 1519-3993versión On-line ISSN 2318-0870

Resumen

SCORSATO, Adriana Branco et al. Prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (PCA) no contexto educacional: uma revisão integrativa. Educ. Puc. [online]. 2022, vol.27, e225730. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5730.

Diante da precária utilização da Prancha de Comunicação Alternativa nos diferentes níveis da formação escolar, torna-se necessário o implemento de pesquisas que promovam a ampliação e a efetividade de seu uso junto aos alunos com restrições de fala. O estudo objetivou analisar parte da produção do conhecimento científico acerca das concepções, finalidades e modos de construção da Prancha de Comunicação Alternativa. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados em periódicos indexados em bases de dados. A partir da aplicação de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 estudos que passaram a compor o corpus de análise. Quanto aos resultados, destaca-se que dos participantes envolvidos nas pesquisas, 50% eram professores e alunos; 25% eram professores, alunos e familiares; 8% eram apenas alunos e familiares; 8% eram alunos, professores e pesquisador e 8% eram só alunos. Com relação à faixa etária dos alunos, 83% dos participantes eram crianças, 18% eram adolescentes e 8% sem idade definida. Sessenta e seis por cento dos alunos estavam matriculados em escolas regulares e 33% em escolas especiais. Quanto à finalidade, o uso da Prancha de Comunicação Alternativa tinha como objetivo promover a interação/diálogo. Conclui-se que a crescente presença de alunos com oralidade restrita no contexto educacional evidencia a necessidade do implemento de estudos que contribuam para interações entre os diferentes profissionais envolvidos com os processos de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Sistemas de comunicação alternativo e aumentativo; Prancha de comunicação alternativa; Tecnologia assistiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )