SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Representações do indígena e do imigrante europeu em museus de história no Sul CatarinenseRepresentações sociais de discentes do curso de engenharia de alimentos sobre a relação professor-estudante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Resumo

PHILLIPPS, Alexandra Ferreira et al. Percepções de docentes da Educação Básica sobre o ensino-aprendizagem na pandemia de Covid-19. Educ. Puc. [online]. 2023, vol.28, e236396. ISSN 2318-0870.  https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a6396.

Devido à pandemia de Covid-19, todos os setores da sociedade necessitaram atender novas demandas. O contexto escolar precisou se adaptar a um ambiente não presencial, com uma gama de variáveis implicantes. Este estudo objetivou averiguar a percepção de professores da Educação Básica sobre possíveis alterações no processo de ensino-aprendizagem devido à pandemia de Covid-19. A amostra foi composta por 34 professores da Educação Básica de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Este estudo possui caráter qualitativo e os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e outro específico com questões abertas. Os dados foram analisados por meio do software Iramuteq. Os resultados demonstraram que os docentes perceberam implicações no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos da Educação Básica durante a pandemia de Covid-19. Foi possível concluir que, entre as dificuldades percebidas pelos professores, a desigualdade relacionada ao acesso instrumental e ao conhecimento sobre o uso das ferramentas tecnológicas foi implicante no processo de aprendizagem de seus alunos e, também, na forma de ensino dos próprios professores. Foram percebidas ainda implicações derivadas do distanciamento social devido ao contexto pandêmico no processo de aprendizagem de alunos da Educação Infantil.

Palavras-chave : Aprendizagem; Educação básica; Pandemia de Covid-19.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )