SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número01Balancing the two faces of eportfoliosA utilização das TIC dentro e fora da escola: sultados de um estudo envolvendo alunos do concelho de Aveiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação, Formação e Tecnologias

versão On-line ISSN 1646-933X

Resumo

CARVALHO, José Luís; RAMOS, José Luís; CASAS GARCIA, Luis  e  LUENGO GONZALEZ, Ricardo. Estrutura cognitiva dos alunos e aprendizagem conceptual da matemática: contributos para o seu conhecimento através da técnica de Redes Associativas Pathfinder. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2010, vol.03, n.01, pp.15-30. ISSN 1646-933X.

Este artigo descreve uma experiência de aprendizagem que teve como objectivo contribuir para a compreensão da rede conceptual dos alunos no que diz respeito ao conhecimento de duas operações aritméticas (multiplicação e divisão), através do uso sistemático da plataforma PmatE. Antes e depois da utilização do ambiente PmatE os alunos participantes foram sujeitos à avaliação dos conceitos matemáticos através da técnica “PathFinder Associative Networks” proposta por Schvaneveldt (1990), que gera matrizes de dados correspondentes à rede conceptual dos alunos relativas às operações em estudo. Estas matrizes de dados foram analisadas a diferentes níveis recorrendo ao programa SPSS. As aplicações CN_MeBa e PATHFINDER foram usadas como ferramentas de representação do conhecimento conceptual relativo aos conceitos sob observação, durante o uso sistemático do ambiente PmatE pelos alunos participantes no estudo. Os resultados sugerem diferenças ao nível das representações mentais que os alunos possuem acerca do conhecimento conceptual da multiplicação e divisão no início e no final da intervenção educativa. No que diz respeito à similaridade das redes dos alunos em comparação com a rede do professor, a análise efectuada indica que a variação entre os resultados obtidos antes e depois da experiência com PmatE não foi significativa. As conclusões e limitações do estudo são discutidas sendo que os resultados sugerem que esta abordagem pode constituir um método útil para estudar e compreender as redes conceptuais dos alunos durante os processos de aprendizagem dos conceitos matemáticos, permitindo ao professor fazer a observação do progresso do aluno.

Palavras-chave : Inteligência Artificial; Métodos de Representação do Conhecimento; Estrutura Cognitiva; Redes Semânticas; Pathfinder Associative Networks.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )