SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue02Da sujeição às experiências de constituição de si na função - educador: aproximações foucautianasPolítica pública de economia solidária: uma política em construção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CUZIN, Marinalva Imaculada. As relações interpessoais à luz do psicodrama. ETD [online]. 2008, vol.09, n.02, pp.211-212. ISSN 1676-2592.

Tratando-se de um estudo de caso esta tese tem por objetivo geral o desenvolvimento de uma pesquisa longitudinal com caráter quantitativo, qualitativo e sociométrico a fim de analisar como se dão as relações interpessoais entre graduandos do Curso de Pedagogia vespertino da Faculdade de Educação da Unicamp no período de 2003 a 2005. Apresenta como justificativa que os graduandos dessa instituição atuarão no mercado de trabalho em nome dessa instituição e alguns deles enquanto educadores serão responsáveis pela formação cognitiva, social e afetiva de seus alunos. Traz contribuições teóricas acadêmicas relacionadas às relações interpessoais e à dinâmicas de grupo na tríade: família, escola e sociedade; alguns dos pesquisadores s pioneiros dessa área e socionômicas, em específico o psicodrama, a sociometria e o psicodrama pedagógico, trata também da formação do pedagogo frente à temática pesquisada, trazendo como concepção a idéia de que o homem é necessariamente um ser social e só se torna ser humano nas relações interpessoais. As correlações entre as análises quantitativas, qualitativas e sociométricas se mostraram coerentes e complementares, identificando que houve no início as relações eram mais harmônicas e no terceiro ano constatou-se uma piora nas mesmas. Identifica que a temática das relações interpessoais não foi contemplada no currículo vigente dos anos de pesquisa, nem de forma interdisciplinar, nem por meio de disciplinas de núcleo comum ou eletivas que contribuíssem para a formação acadêmica relacional desses graduandos. Constatou-se também que não houve da instituição um olhar voltado para o diagnostico das relações, nem mesmo de maneira intuitiva. Por conseguinte, não houve uma ação preventiva ou curativa para os problemas relacionais identificados nessa pesquisa. Apesar de ter havido uma reformulação, o novo currículo (2008) não trouxe avanço qualitativo em relação à inserção transversal ou como disciplina específica dessa relevante temática.

Keywords : Relações Interpessoais; Dinâmicas de Grupo; Psicodrama; Psicologia Humanística; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )