SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número02Pars pro toto: film interpretation according to the documentary methodTornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

VILELA, Lilian Freitas. Um corpo na dança contemporânea brasileira: percurso de rupturas e afirmações. ETD [online]. 2011, vol.12, n.02, pp.93-112. ISSN 1676-2592.

Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado realizada no Laborarte/ UNICAMP, com foco central na história de vida artística de Denise Stutz, bailarina brasileira, e seu percurso de atuação desde a década de 1970 até os dias atuais. O recorte aqui refere-se ao seu período de questionamento com a dança e sua experiência no campo teatral e da performance, em um momento de ruptura estética e existencial. Esta pesquisa alia voz e corpo em seus aspectos sensíveis, adotando como procedimento metodológico na pesquisa qualitativa, a transcrição de suas narrativas orais e as análises de movimento integradas às análises de espetáculo das narrativas cênicas de obras de referência na trajetória da bailarina. Costurando as reflexões estéticas vividas e encenadas podemos constatar a potência da arte da dança como modo de percepção, transformação e criação de si mesmo, e desta dança como discurso pronunciado pelo corpo-sujeito no mundo e para o mundo circundante.

Palavras-chave : Dança; Dança Contemporânea; História da Dança; Bailarina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )