SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Espaço de convivência digital virtual (ECODI): o acoplamento estrutural no processo de interaçãoPermanências e distanciamentos da formação inicial nas primeiras práticas docentes relacionadas à matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CARVALHO, Marie Jane Soares  y  RELA, Eliana. Análise de projeto pedagógico em narrativas de autoavaliação. ETD [online]. 2013, vol.15, n.02, pp.356-375. ISSN 1676-2592.

A análise se endereça aos alcances e às limitações do projeto pedagógico de um curso de Pedagogia na modalidade a distância. A análise considera a qualidade e a eficácia das narrativas sobre as aprendizagens para responder a questão sobre as relevâncias atribuídas na autoavaliação. Trabalhamos com uma amostragem de portfólios do último ano do curso. Quanto aos alcances temos: núcleo docente estável; equipe docente responsiva; metarreflexão evidente nas narrativas; equilíbrio entre teorias e práticas; responsividade dos alunos em relação às intervenções da equipe docente espraiada em suas atividades; interdisciplinaridade. As limitações apontam para: a contra-argumentação direta dos alunos para as intervenções da equipe docente é inexpressiva; a experiência pedagógica predominantemente dirigida às salas de aula e aos aspectos de ordem cognitiva; a inexpressiva abordagem sociopolítica no currículo; o investimento tímido no trabalho colaborativo. Há avanços importantes como a interdisciplinaridade e o desenvolvimento metarreflexivo. Há limitações como a inexpressiva colaboração interpares e a circunscrição do projeto pedagógico às ações em sala de aula.

Palabras clave : Autoavaliação; Projeto Pedagógico; Narrativas; E-Portfólio; Aprendizagem; Educação a Distância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )