SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Guattari e a topografia da máquina escolarIdeologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BORBA, Siomara Moreira Vieira  e  ALMEIDA, Natália Regina de. Pesquisa em educação: investigação sobre a ação pedagógica. ETD [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.142-156. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N1A20150156.

O objetivo deste artigo, de caráter teórico, é apresentar uma discussão sobre a pesquisa em educação. Nesse sentido, são destacadas duas análises que debatem a pesquisa em educação e considerada a contribuição da discussão teórico-metodológica sobre o objeto de conhecimento para o trabalho investigativo em educação, a partir das pesquisas de Miriam Limoeiro Cardoso. O argumento da construção teórica do objeto afirma o lugar e a importância da teoria no processo de conhecimento do real na medida em que todo trabalho investigativo começa e termina no campo do conhecimento teórico.

Palavras-chave : Pesquisa em Educação; Construção do Objeto; Teoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )