SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Alumnos prounistas que ingresaron en el postgradoClases sociales, campo, grupos: contribuciones para pensar en la función social de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

OLIVEIRA, Dalila Andrade  y  SARAIVA, Ana Maria Alves. A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.614-632. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638257.

O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como locus da política educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis.

Palabras clave : Educação; Território; Vulnerabilidade Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )