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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

OLIVEIRA, Dalila Andrade  e  SARAIVA, Ana Maria Alves. A relação entre educação e pobreza: a ascensão dos territórios educativos vulneráveis. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.614-632. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638257.

O objetivo deste artigo é analisar o contexto de emergência dos territórios educativos e das escolas vulneráveis como locus da política educativa voltada para aqueles que se encontram em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Essa noção de território surge como um eixo orientador das políticas sociais a partir dos anos 2000, como uma continuidade do processo de focalização e racionalização do gasto social iniciado com as reformas da década de 1990 e de reconhecimento da multidimensionalidade da pobreza. A análise se circunscreve ao estado de Minas Gerais que, no início da década de 2000, incorporou a noção de território na formulação das políticas educacionais, dando início a um processo de diferenciação escolar, que tem resultado em estratificação da rede de ensino entre as escolas de referência e as escolas vulneráveis.

Palavras-chave : Educação; Território; Vulnerabilidade Social.

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