SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3La relación entre la educación y la pobreza: la subida de los territorios educativos vulnerablesEducación y sociales clases las "redes de políticas" y el ethos mercantil en la esfera pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LIMA, Rita de Cássia Pereira  y  CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escola. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.633-652. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638223.

Para abordar as relações sociais que ocorrem na escola, o presente artigo propõe ampliação da perspectiva econômica do conceito de "classes sociais", privilegiando a riqueza das interações sociais que ocorrem no cotidiano escolar, por causa, principalmente, da intensidade das trocas simbólicas presentes nesse espaço. Toma-se como referência o conceito bourdieusiano de "campo", em que circulam diversas formas de capital (econômico, cultural, social e simbólico) engendrando lutas materiais e simbólicas. O texto tem como ponto de partida concepções de "função social da escola" para diversos autores (Dewey, Durkheim, Parsons, Pistrak), chegando ao contexto francês dos anos 1970 em que Bourdieu defende a ideia da escola reprodutora da sociedade de classes, portanto, lugar de luta de classes. Essa discussão permite refletir sobre a inclusão/exclusão na escola, apontando-se a exclusão como "paradigma societário" dentro do qual há divisões sociais com dominantes e dominados, tanto economicamente quanto simbolicamente. Buscando um modo de compreender a função social da escola para além da dimensão econômica das classes e levando em conta a relação inclusão/exclusão, enfatiza-se um olhar simbólico para o espaço escolar com fundamentação na noção de "campo", com atenção para os "grupos". Defende-se a necessidade de buscar um referencial teórico que explique melhor as relações sociais entre diversos agentes/grupos, contexto social e cultura escolar. À guisa de conclusão, indica-se a fecundidade da aproximação entre a sociologia de Bourdieu e a perspectiva psicossocial da teoria moscoviciana das representações sociais para explicar as relações materiais e simbólicas que ocorrem na escola.

Palabras clave : Escola; Classe Social; Grupos; Pierre Bourdieu; Trocas Simbólicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )