SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Clases sociales, campo, grupos: contribuciones para pensar en la función social de la escuelaIntelectuales y universidades percepciones sociológicas a partir de una experiencia pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Vilma Aparecida de  y  RICHTER, Leonice Matilde. Educação e classes sociais: as "redes de políticas públicas" e o ethos mercantil na esfera pública. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.653-672. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638251.

O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as "redes de políticas" e o ethos do setor mercantil na escola pública. Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL. Resultados: As redes guardam interesses financeiros das "grantmakers", que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais por meio de mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo desses mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão "público-privada".

Palabras clave : Políticas Educacionais; Análise de Redes; Classes Sociais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )