SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Classes sociais, campo, grupos: contribuições para pensar a função social da escolaIntelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Maria Vieira; SOUZA, Vilma Aparecida de  e  RICHTER, Leonice Matilde. Educação e classes sociais: as "redes de políticas públicas" e o ethos mercantil na esfera pública. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.653-672. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638251.

O artigo analisa alguns elementos constitutivos da relação entre educação e classes sociais, mediante ações dos gestores empresariais e educacionais nas parcerias estabelecidas entre o Estado, organismos sociais e o setor privado. Aborda o cenário político e pedagógico em que se realizam as "redes de políticas" e o ethos do setor mercantil na escola pública. Método: Para a composição da rede de políticas no Brasil, são apresentadas sínteses analíticas de uma pesquisa documental e a ferramenta de análise de redes com o NODEXL. Resultados: As redes guardam interesses financeiros das "grantmakers", que são justificados por discursos do compromisso social, mas engendram o controle mercantil sobre instituições estatais por meio de mecanismo de accountability com desdobramentos de responsabilização para a gestão da escola pública e o trabalho docente. Conclusão: O protagonismo desses mecanismos na organização escolar colabora para disseminar concepções e promover adesões de princípios ancorados na lógica da gestão "público-privada".

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Análise de Redes; Classes Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )