SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4ESCRILEITURAS TRADUTÓRIAS: REINVENÇÃO EMPÍRICA DO ARQUIVO"TRADUÇÃO" DA ESCOLA UNITÁRIA DE GRAMSCI PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA DE SAVIANI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BARBISAN, Carla  e  MEGID, Maria Auxiliadora Bueno Andrade. CATEGORIAS DE NARRATIVAS: PRINCIPAIS USOS EM PESQUISAS E FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.979-996. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8649944.

Apresentamos neste artigo resultados parciais de uma pesquisa, do tipo análise documental, que versa sobre narrativas no âmbito da formação de pedagogas e das pesquisas nesta mesma área, que considerou 16 obras produzidas entre os anos de 2006 e 2014, sendo 12 dissertações e quatro teses, todas disponíveis da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. No decurso de pesquisa, a partir das leituras de base e das pesquisas consideradas para análise, surgiram constatações que surgiram sobre o tema, mas também que nos levaram à necessidade de elaboração de uma categorização das narrativas como meio de melhor visualizarmos seus distintos usos. Em paralelo, no intuito de ampliar a visão sobre o tema, também concebemos um levantamento parcial das nomenclaturas utilizadas ao seu tratamento. Tais elaborações possibilitaram-nos uma visão mais ordenada das narrativas e seus usos, o que contribuiu com o andamento da pesquisa. Inferimos que a organização aqui apresentada pode direcionar o olhar de pesquisadores, professores e estudantes, promovendo a compreensão de uma diversidade no emprego das narrativas, indicando possibilidades mais adequadas de sua utilização. Entendemos que estes resultados possam contribuir com as pesquisas e práticas pedagógicas que se utilizam dessa ancoragem metodológica.

Palavras-chave : Narrativas; Formação de pedagogas; Pesquisas narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )