SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4ACADEMIC EMOTIONS, SELF-REGULATION, AND THEIR IMPACT ON MOTIVATION AND ACHIEVEMENTPEDAGOSELFIE: THE SIGNIFICATIONS OF BODY AND IMAGE IN THE PRODUCTION OF SELF-PORTRAITS AMONG YOUNG GIRLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ALMEIDA, Djair Lázaro de  and  LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de. A ESCRITA DE SURDOS EM AMBIENTE INTERACIONAL DE APRENDIZAGEM MEDIADO PELA LIBRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2018, vol.20, n.4, pp.1076-1095. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v20i4.8650291.

No presente artigo pretende-se refletir sobre as práticas discursivas que incidiram no processo de escrita em Língua Portuguesa como segunda língua empreendido por sujeitos surdos em contextos interacionais de oficinas. Para tanto, realizou-se um trabalho de reescrita coletiva de uma história de aventura a partir de interações interdiscursivas entre língua de sinais e o português escrito. Investigando a interação entre participantes surdos e educadores ouvintes como elemento que caracterizou o processo de escrita, analisaram-se os modos pelos quais as diferentes práticas discursivas se constituíram em ambiente de aprendizagem. No início das oficinas, o educador ouvinte organiza e dirige as interações, promovendo o desenvolvimento das competências expressivas dos participantes surdos, provocando um ambiente propício à aprendizagem. Enquanto mediadores na construção do conhecimento, os educadores ouvintes assumem menos responsabilidades em relação à escrita, estimulando os sujeitos surdos a ocuparem cada vez mais o espaço discursivo. O caráter dessas interações gera situações favoráveis à autonomia dos participantes surdos. O que se observou nos movimentos registrados foram os deslocamentos instaurados: do educador como suporte total à confiança depositada nos pares surdos, que se apoiam rumo ao protagonismo na produção de linguagem escrita. Ressalta-se que as práticas e as formações discursivas nas oficinas, voltadas ao desenvolvimento dos mecanismos de produção e compreensão dos discursos, concretizaram-se por meio da língua de sinais como a base para o registro escrito.

Keywords : Surdez; Escrita; Interação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )