SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3CINE EDUCATIVO EN ESCENA: RAYMOND WILLIAMS, ANÁLISIS FÍLMICO Y PRODUCCIÓN DE UN SABERLA UBICUIDAD DE LOS JUEGOS EN LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Rafael Teixeira da  y  GAWRYSZEWSKI, Bruno. A OFERTA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.3, pp.760-781.  Epub 23-Sep-2019. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i3.8652084.

Este artigo apresenta uma análise sobre a oferta da formação de professores de Educação Física na modalidade da Educação a Distância (EaD), buscando cotejar sua expansão com as políticas educacionais e a participação do Estado como agente crucial na estratégia de expansão do ensino superior, especialmente para o setor privado. A metodologia de trabalho privilegiou a revisão bibliográfica sobre políticas de formação de professores por EaD e a extração de dados da Sinopse Estatística da Educação Superior dos anos de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2017. Os resultados atestam a expansão contínua das matrículas por EaD nos cursos de Educação Física e que o crescimento tem se sustentado através das vagas ofertadas, sobretudo pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar). O incremento dessa modalidade reforça a necessidade de aprofundamento nos estudos sobre um processo social que altera significativamente as formas de ensino e aprendizagem na educação superior e que cria um novo nicho de mercado para o setor privado, tutelado e estimulado pelas ações políticas do Estado.

Palabras clave : Educação a Distância; Educação Física; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )