SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4HETEROTOPIASOPEN EDUCATIONAL RESOURCES FOR KNOWLEDGE MOBILIZATION IN EDUCATION IN A CRITICAL AND EMANCIPATORY WAY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PASTRE, José Luiz. UMA LEITURA DE PAULO FREIRE CONSTRUTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO ENQUANTO MÉTODO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.1026-1042.  Epub Apr 29, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652799.

Este ensaio tem por objetivos recolher alguns traços a partir dos quais gostaríamos de pensar um construtivismo em Paulo Freire e pensar a dinâmica de seu método a partir da noção de dramatização. Trata-se de uma leitura que percorre a obra do autor de maneira transversal, a partir de questões e problemas nela presentes que são importantes para o desenvolvimento de uma educação pensada como prática da liberdade e voltada para a construção de uma sociedade democrática. Partimos da noção de inacabamento do ser humano, considerada por Paulo Freire como um dos núcleos fundamentais em que se sustenta o processo de educação, para pensar alguns aspectos da relação entre vida (existência), conhecimento e pensamento em sua obra; utilizamos a noção de dramatização para pensar a dinâmica de seu método, assim como, a inter-relação entre a dimensão estética, política e cognitiva das práticas educacionais.

Keywords : Cognição; Drama; Liberdade; Problematização; Tema.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )