SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número4HETEROTOPÍASRECURSOS EDUCATIVOS ABIERTOS PARA MOVILIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO EN EDUCACIÓN DE FORMA CRÍTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

PASTRE, José Luiz. UMA LEITURA DE PAULO FREIRE CONSTRUTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO ENQUANTO MÉTODO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.1026-1042.  Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8652799.

Este ensaio tem por objetivos recolher alguns traços a partir dos quais gostaríamos de pensar um construtivismo em Paulo Freire e pensar a dinâmica de seu método a partir da noção de dramatização. Trata-se de uma leitura que percorre a obra do autor de maneira transversal, a partir de questões e problemas nela presentes que são importantes para o desenvolvimento de uma educação pensada como prática da liberdade e voltada para a construção de uma sociedade democrática. Partimos da noção de inacabamento do ser humano, considerada por Paulo Freire como um dos núcleos fundamentais em que se sustenta o processo de educação, para pensar alguns aspectos da relação entre vida (existência), conhecimento e pensamento em sua obra; utilizamos a noção de dramatização para pensar a dinâmica de seu método, assim como, a inter-relação entre a dimensão estética, política e cognitiva das práticas educacionais.

Palabras clave : Cognição; Drama; Liberdade; Problematização; Tema.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )