SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1BODY AND SCIENCE FROM DISCIPLINARY KNOWLEDGE TO PLURAL VISIONA “TESSITURA” ABOUT TIME AND SPACE RELATIONS IN (SCHOLAR) CULTURAL PRACTICES THAT REVERBERATE EFFECTS IN THE CURRICULUM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de  and  VIEIRA, Maria Clarisse. NARRRATIVAS E DIREITOS HUMANOS: DA (IN)VISIBILIDADE DAS RUAS PARA O EMPODERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.212-230.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656630.

Este artigo tem por objetivo analisar a educação de jovens e adultos (EJA) como uma possibilidade das pessoas em situação de rua exercerem o direito à educação, recuperando o protagonismo e a autonomia a partir de suas narrativas. Para tanto, utiliza metodologicamente a pesquisa exploratória, bibliográfica e algumas narrativas constituídas na pesquisa empírica com educandos da EJA em situação de rua. O estudo dialoga com autores que abordam os direitos humanos e o mundo do trabalho, por compreender a necessidade de diálogos e ações cada vez mais estreitos entre educação de jovens e adultos, trabalho e direitos humanos. O artigo aponta a importância de uma educação de jovens e adultos que não fragmente os saberes e os sujeitos, mas que desenvolva nesses educandos a capacidade de reflexão e ação diante da violação de direitos, fomentando o processo formativo e a produção do conhecimento em/para a educação em direitos humanos. No processo da narrativa, a memória se faz presente, associando vivências individuais e coletivas e trazendo à tona a memória do grupo social a qual pertencem.

Keywords : Educação de jovens e adultos; Pessoas em situação de rua; Direitos humanos; Narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )