SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1CUERPO Y CIENCIA DEL CONOCIMIENTO DISCIPLINARIO A LA VISIÓN PLURALUNA TESITURA SOBRE LAS RELACIONES TEMPORALES Y ESPACIALES EN LAS PRÁCTICAS CULTURALES (ESCOLARES) QUE REVERBERAN LOS EFECTOS EN EL CURRÍCULUM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de  y  VIEIRA, Maria Clarisse. NARRRATIVAS E DIREITOS HUMANOS: DA (IN)VISIBILIDADE DAS RUAS PARA O EMPODERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.212-230.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656630.

Este artigo tem por objetivo analisar a educação de jovens e adultos (EJA) como uma possibilidade das pessoas em situação de rua exercerem o direito à educação, recuperando o protagonismo e a autonomia a partir de suas narrativas. Para tanto, utiliza metodologicamente a pesquisa exploratória, bibliográfica e algumas narrativas constituídas na pesquisa empírica com educandos da EJA em situação de rua. O estudo dialoga com autores que abordam os direitos humanos e o mundo do trabalho, por compreender a necessidade de diálogos e ações cada vez mais estreitos entre educação de jovens e adultos, trabalho e direitos humanos. O artigo aponta a importância de uma educação de jovens e adultos que não fragmente os saberes e os sujeitos, mas que desenvolva nesses educandos a capacidade de reflexão e ação diante da violação de direitos, fomentando o processo formativo e a produção do conhecimento em/para a educação em direitos humanos. No processo da narrativa, a memória se faz presente, associando vivências individuais e coletivas e trazendo à tona a memória do grupo social a qual pertencem.

Palabras clave : Educação de jovens e adultos; Pessoas em situação de rua; Direitos humanos; Narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )