SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1A “TESSITURA” ABOUT TIME AND SPACE RELATIONS IN (SCHOLAR) CULTURAL PRACTICES THAT REVERBERATE EFFECTS IN THE CURRICULUM“TO SEE WHAT IS IN FRONT OF ONE’S NOSE NEEDS A CONSTANT STRUGGLE”: POST-TRUTH AS A CHALLENGE TO EDUCATION IN THE DIGITAL AGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BARROS, Maria Elizabeth Barros de  and  MUNIZ, Helder Pordeus. FORMAÇÃO DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS ÉTICO-EPISTEMOLÓGICOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.250-272.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655669.

O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar as tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no estado de Goiás, tendo o materialismo histórico-dialético como princípio metodológico orientador. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Como conclusão, percebe-se que a formação na IES privada é primordialmente voltada para a empregabilidade, e na IES pública, por precarizar a atuação docente, dentre outras questões estruturais, a política da UAB dificulta uma ação formativa emancipadora, posto que está preza à lógica do capital. Logo, o problema não é a modalidade à distância em si, mas o fato de que no modo de produção capitalista, a EAD se torna um negócio muito lucrativo, comprometendo a qualidade da educação.

Keywords : Trabalho; Atividade; Educação; Formação; Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )