SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4THE USE OF WHATSAPP AS A PRACTICE TOOL IN A VIRTUAL COMMUNITY IN AN EARLY CHILDHOOD AND ELEMENTARY SCHOOL EDUCATIONLEARNING HEALTH IN AND FOR SCHOOL MEDIATED BY DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: RESULT OF STUDIES IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BASSANI, Rafael Vescovi  and  CAZELLA, Silvio César. O ALINHAMENTO ENTRE LEARNING ANALYTICS E A GENERAL DATA PROTECTION REGULATION: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1022-1040. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829.

O rápido crescimento da modalidade de educação a distância propiciou que pesquisadores apresentassem estudos variados relacionados ao tema. Junto a essas pesquisas, emergem conceitos, como o de Learning Analytics (LA), uma área que se propõe a medir, coletar, analisar e relatar dados de discentes em seus contextos, o que traz à tona nova preocupação, relacionada à proteção, à privacidade e ao correto uso desses dados. A União Europeia já se encontra legislando sobre a proteção de dados pessoais, com um amplo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que buscou identificar pesquisas acadêmicas relacionadas à temática Learning Analytics (LA) e General Data Protection Regulation (GDPR). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão sobre os artigos obtidos, foram selecionados dez textos, cuja análise possibilitou concluir que há um alinhamento entre os conceitos de LA e GDPR e que o LA deve seguir as orientações do GDPR.

Keywords : Revisão sistemática de literatura; Learning Analytics e General Data Protection Regulation.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )