SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4O USO DO WHATSAPP COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICA DE UMA COMUNIDADE VIRTUAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FUNDAMENTALAPRENDIZAGEM EM SAÚDE NA E DA ESCOLA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: RESULTADO DE ESTUDOS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BASSANI, Rafael Vescovi  e  CAZELLA, Silvio César. O ALINHAMENTO ENTRE LEARNING ANALYTICS E A GENERAL DATA PROTECTION REGULATION: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.4, pp.1022-1040. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i4.8658829.

O rápido crescimento da modalidade de educação a distância propiciou que pesquisadores apresentassem estudos variados relacionados ao tema. Junto a essas pesquisas, emergem conceitos, como o de Learning Analytics (LA), uma área que se propõe a medir, coletar, analisar e relatar dados de discentes em seus contextos, o que traz à tona nova preocupação, relacionada à proteção, à privacidade e ao correto uso desses dados. A União Europeia já se encontra legislando sobre a proteção de dados pessoais, com um amplo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). Nesse sentido, este artigo tem por objetivo apresentar o resultado de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), que buscou identificar pesquisas acadêmicas relacionadas à temática Learning Analytics (LA) e General Data Protection Regulation (GDPR). Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão sobre os artigos obtidos, foram selecionados dez textos, cuja análise possibilitou concluir que há um alinhamento entre os conceitos de LA e GDPR e que o LA deve seguir as orientações do GDPR.

Palavras-chave : Revisão sistemática de literatura; Learning Analytics e General Data Protection Regulation.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )