SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2PHOTOTYPE : UN JUEGO SERIO PARA LA FIJACIÓN DE CONOCIMIENTOS: EN SISTEMAS FOTOVOLTAICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LUZ, Rudson Adriano Rossato da; SCHWARZ, Altemir  y  ROSA, Geraldo Antônio da. AS (TRANS)VESTES DO HUMANO: PLURALIDADE E ASSUJEITAMENTO HISTÓRICO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.258-274. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8659703.

O idealismo moderno reconfigurou, na sociedade ocidental, uma nova perspectiva de pensar o humano: a de um sujeito virtuoso que, por meio da assimilação e da identificação, faria parte de uma sociedade civilizada e avançada. Nesse processo, cabe, dentre outras dimensões da subjetividade, refletir sobre a sexualidade, visto que, em nome da moralização, mulheres e homens devem assumir papéis sociais muito bem distintos, dentro de uma perspectiva heteronormativa. A partir da abordagem conceitual de pensamento de Michel Foucault e Judith Butler, pretende-se problematizar como a biopolítica e o biopoder disciplinam e docilizam os corpos, a fim de que sejam assujeitados de acordo com padrões da heterossexualidade compulsória e da heteronormatividade, deixando de lado a subjetividade e a unicidade de cada indivíduo. Com base na pesquisa bibliográfica, foi possível considerar que os discursos do biopoder operam uma maquinaria de sujeição dos corpos e da sexualidade humana. Esta, como construção histórica, é atacada e, muitas vezes, anulada, apesar de ser uma manifestação inerentemente humana. Enfrentar tais mecanismos de sujeição, resistir e transgredir é necessário à constituição de subjetividades livres.

Palabras clave : Pluralidade; Sexualidade; Biopolítica; Identidade; Diferença.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )