SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE TRABALHO COLETIVO EM FREINET E FREIREA DIDÁTICA EM UM NOVO TEMPO: A PANDEMIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SA, Jauri dos Santos  e  WERLE, Flavia Obino Corrêa. INFRAESTRUTURA ESCOLAR: CONDIÇÕES MATERIAIS DAS ESCOLAS E O RENDIMENTO DOS ALUNOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.3, pp.651-670. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i3.8663778.

Este estudo busca analisar, a partir das percepções de gestores municipais de educação e de diretores de escolas municipais de ensino fundamental da região do Vale do Rio dos Sinos (RS), a interdependência entre a infraestrutura escolar e o desempenho dos alunos em exames padronizados, considerando os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. A metodologia utilizada é de cunho exploratório com coleta de dados através de questionário estruturado e visitas técnicas. O referencial teórico tem apoio nas discussões de Casassus (2003), Certeau (2012), Santos (1988), entre outros. No contexto analisado, os dados evidenciam que aprender em um ambiente acolhedor e agradável é importante e estimulante para o aluno.

Palavras-chave : Infraestrutura escolar; Ensino fundamental; Rendimento escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )