SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4BEGINNING TEACHERS AND CO-TRAINING: INDICATIONS FOR PUBLIC POLICIES ON CONTINUING TRAININGCONNECTING WITH THE ENVIRONMENT: ANALYSIS OF EDUCATIONAL PRACTICES WITH TECHNOLOGIES FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SCHOOL AMBIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

FERREIRA, Rodrigo Klassen  and  SARAIVA, Karla. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AVANÇO DO TRABALHO PRECARIZADO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.903-920. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663480.

O objetivo do artigo é mostrar as inflexões no modo de perceber a organização do trabalho desde o início do século XXI e seus efeitos na educação profissional, com especial atenção ao Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de um conjunto de documentos, mostrando dois movimentos. Primeiramente, a criação dos Institutos Federais e do Ensino Médio integrado no Governo Lula, que estaria articulada com uma racionalidade baseada no trabalho imaterial. Em seguida, o processo de enfraquecimento destes Institutos no Governo Bolsonaro, que estaria associada a uma crescente uberização do trabalho. As análises mostram uma mudança de ênfase do trabalho imaterial, com forte uso das capacidades intelectuais, para um trabalho precarizado, que mobiliza sobretudo as forças do corpo, sinalizando diferentes formas de pensar o sistema produtivo do país e seus efeitos no campo da educação profissional.

Keywords : Ensino Médio; Educação Profissional; Organização do trabalho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )