SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4PROFESORES PRINCIPIANTES Y CO-FORMACIÓN: INDICACIONES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMACIÓN CONTINUACONECTANDO CON EL MEDIO AMBIENTE: ANÁLISIS DE PRÁCTICAS EDUCATIVAS CON TECNOLOGÍAS PARA LA EDUCACIÓN AMBIENTAL EN EL ESPACIO ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FERREIRA, Rodrigo Klassen  y  SARAIVA, Karla. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AVANÇO DO TRABALHO PRECARIZADO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.903-920. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663480.

O objetivo do artigo é mostrar as inflexões no modo de perceber a organização do trabalho desde o início do século XXI e seus efeitos na educação profissional, com especial atenção ao Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de um conjunto de documentos, mostrando dois movimentos. Primeiramente, a criação dos Institutos Federais e do Ensino Médio integrado no Governo Lula, que estaria articulada com uma racionalidade baseada no trabalho imaterial. Em seguida, o processo de enfraquecimento destes Institutos no Governo Bolsonaro, que estaria associada a uma crescente uberização do trabalho. As análises mostram uma mudança de ênfase do trabalho imaterial, com forte uso das capacidades intelectuais, para um trabalho precarizado, que mobiliza sobretudo as forças do corpo, sinalizando diferentes formas de pensar o sistema produtivo do país e seus efeitos no campo da educação profissional.

Palabras clave : Ensino Médio; Educação Profissional; Organização do trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )