SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número4PROFESSORES INICIANTES E COFORMAÇÃO: INDICAÇÕES PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADACONECTANDO-SE COM O AMBIENTE: UMA ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FERREIRA, Rodrigo Klassen  e  SARAIVA, Karla. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AVANÇO DO TRABALHO PRECARIZADO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.4, pp.903-920. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i4.8663480.

O objetivo do artigo é mostrar as inflexões no modo de perceber a organização do trabalho desde o início do século XXI e seus efeitos na educação profissional, com especial atenção ao Ensino Médio Integrado. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de um conjunto de documentos, mostrando dois movimentos. Primeiramente, a criação dos Institutos Federais e do Ensino Médio integrado no Governo Lula, que estaria articulada com uma racionalidade baseada no trabalho imaterial. Em seguida, o processo de enfraquecimento destes Institutos no Governo Bolsonaro, que estaria associada a uma crescente uberização do trabalho. As análises mostram uma mudança de ênfase do trabalho imaterial, com forte uso das capacidades intelectuais, para um trabalho precarizado, que mobiliza sobretudo as forças do corpo, sinalizando diferentes formas de pensar o sistema produtivo do país e seus efeitos no campo da educação profissional.

Palavras-chave : Ensino Médio; Educação Profissional; Organização do trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )