SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Sexualidade, gênero e aprendizagens narrativas no currículo escolar da infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

JOSE, Mariana Aranha Moreira  e  YAMAMOTO, Marilda Prado. (Re) pensando a avaliação: lições de Isabel Franchi Cappelletti. e-Curriculum [online]. 2015, vol.13, n.1, pp.169-182. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2015v13i1p169-182.

O presente artigo tem como objetivo repensar a Avaliação Educacional a partir das perspectivas epistemológica, prática e ética, propostas pela Professora Doutora Isabel Franchi Cappelleti, a partir do seu referencial teórico e das discussões mediadas em sala de aula no ano de 2011, compreendendo-a como um processo de fortalecimento crítico, questionador e transformador. As questões: “o que fazemos quando avaliamos?”, “como fazemos?” e “como fizemos até agora?”, iniciaram as reflexões acerca do sentido da avaliação como um processo intencional, sem neutralidade e com muitas adjacências éticas, políticas e culturais. Reflete-se sobre o modelo da racionalidade científica: quando se constituía na única forma de conhecimento verdadeiro e quando deixou de sê-lo. Ao se compreender que a ação humana é essencialmente subjetiva, as ciências sociais ganham destaque ao incorporar no seu sentido pleno a subjetividade. Nesse contexto, a avaliação acrescenta na sua prática a preocupação com o desenvolvimento pessoal, sobretudo quando as aspirações e necessidades dos alunos passam a ser consideradas. Professor e aluno são agentes sociais de um processo sócio-histórico e cultural, vínculos que se fortalecem no convívio engajado e participativo. Os dados avaliativos emergem da prática. Acredita-se que avaliar é enfrentar a questão de valores em educação: individuais, culturais e universais, internalizando-os para deliberar diante das alternativas possíveis, levando em conta a necessidade de respeitar o estabelecido, de considerar as exigências situacionais e as suas consequências, sempre, no entanto, se fundamentando em condutas e normas éticas. Assim como os valores são históricos e culturalmente construídos, a avaliação também o é.

Palavras-chave : Avaliação; Currículo; Prática; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )