SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Currículo e relações etnicorraciais: a implementação da disciplina “história da cultura afro-brasileira” no município de Jequié/BahiaNarrativa de experiência prática como possibilidade de justiça cognitiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

KIPPER, José Daiane; OLIVEIRA, José Claudio de  y  THOMA, Adriana da Silva. As frações e a escala: possibilidades para o visual no currículo escolar para alunos surdos. e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.4, pp.1310-1331. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i4p1310.

Este artigo analisa práticas matemáticas visuais produzidas por um grupo de alunos surdos e uma oficina intitulada As frações e a escala em uma escola estadual da região do Vale do Rio Pardo (RS). Para tal empreendimento, apoiamo-nos no campo dos Estudos Surdos, em suas interlocuções com a Etnomatemática, onde se encontram ferramentas teórico-metodológicas para analisar o material. Os dados empíricos da pesquisa constituem-se a partir de: uma oficina de frações realizada com os alunos surdos, excertos do diário de campo, entrevista com uma professora e pesquisa documental que considerou os pareceres descritivos dos alunos em questão. Os resultados da investigação permitiram-nos pensar na posição ocupada pelo visual e o escrito no currículo escolar e como essa posição vem se dando na educação de surdos. A matemática vem se recriando em um contexto com diferenças linguísticas e culturais, com a criação e convenção de sinais por professores e intérpretes nas escolas. Essa criação/convenção não é universal, pois vem se dando de diferentes formas, já que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua de sinais que apresenta variações regionais.

Palabras clave : Currículo Escolar; Surdos; Práticas Matemáticas; Educação; Estudos Surdos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )