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Revista e-Curriculum

versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BRITO, Gláucia da Silva; KNOLL, Ariana Chagas  e  SIMONIAN, Michele. Formação continuada de professores em tecnologia: a "ousadia" na dialogicidade entre a universidade e a escola. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.1, pp.221-248. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i1p221-248.

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma experiência do Grupo de Estudo e Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (Geppete) ao planejar, desenvolver e avaliar a formação "Tecnologias e Educação na Cibercultura", sendo este integrante do projeto de formação continuada de professores -EduPesquisa. Esse curso ocorreu por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba,a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação durante os anos de 2013 a 2015. Foram referências dessa produção quanto à metodologia autores como Saldaña (2013) e Bardin (2009) e na análise qualitativa dos dados o software ATLAS.ti. No que se refere à fundamentação teórica,foram referência os autores Marcelo (1999) e Freire (1968; 1987;1998). A questão norteadora centrou-se em analisar os resultados da formação continuada baseada na pesquisa por meio da parceria entre universidade e escola a partir de depoimentos de professores(as).As categorias explicativas reveladas no processo foram: as emoções dos(as) professores(as) frente à oportunidade de estudar e pesquisar em serviço,as mudanças conceituais e de visão sobre a pesquisa, bem a escrita(em forma de artigo) dos ensaios de estudo, pesquisa e reflexão, comunicando-os aos pares e à comunidade acadêmica. Em síntese, podemos afirmar que a experiência vivida pelos professores reaproximou-os da universidade e da "vida teórico-acadêmica", articulando a realidade pessoal e profissional do(a) professor(a) da educação básica às demandas da academia.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores; Universidade; Ensino Fundamental.

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