SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Educación en la cárcel femenina: formación de educadores y currículo en la perspectiva intercultural críticaPerfil docente brasileño y informe TALIS: el caso de una red confessional de enseñanza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión impresa ISSN 1809-3876versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

FONSECA, Sônia  y  MAGINA, Sandra. Estratégias de ensino pela ótica dos estudantes: reflexões sobre a aprendizagem. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.664-692. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p664-692.

O presente estudo tem por objetivo investigar as práticas pedagógicas do professor universitário pela ótica dos estudantes. Para tanto, desenvolvemos um estudo com a participação de 103 estudantes advindos de três cursos pertencentes a duas áreas distintas: exatas (licenciatura em Matemática - 25 estudantes - e Engenharia da Produção - 36 estudantes) e social (Administração - 42 estudantes). A metodologia utilizada apoiou-se nos paradigmas da pesquisa descritiva que envolveu a aplicação coletiva (com os estudantes respondendo individualmente) de um questionário e uma entrevista com características de semidirigida. Esta foi aplicada a aproximadamente 14% dos participantes, entre uma semana e 15 dias após o questionário. Os resultados da pesquisa indicam que o estudante, independente da área em que seu curso se insere e mesmo que de maneira intuitiva, consegue ter clareza entre as boas e as más práticas pedagógicas, elencando-as e avaliando-as com clareza e discernimento. O estudo concluiu que o professor universitário, independente do seu nível de titulação, carece de uma formação que contemple disciplinas didáticas para realizar a contento seu papel de formador.

Palabras clave : Prática Pedagógica; Aprendizagem; Docência; Estudo Diagnóstico; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )