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Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BORGES, Eliane Medeiros; SANABIO, Marcos Tanure  y  MAGALDI, Juliana Alves. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) COM PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS (RRI) PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS: O CASO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF). e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.256-281.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p256-281.

O trabalho propõe a análise e discussão sobre a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como demonstração da viabilidade da interação de variadas mídias e recursos on-line no processo educacional, por meio dos quais alunos do Programa realizaram suas atividades e promoveram interações, tendo como referência sobre a aplicabilidade dos REA nos estudos de Okada, Amiel, Nobre, Mallmann e Mendes. Este estudo exploratório reflete sobre como utilizar os REAs (mapas do LiteMap) como práticas pedagógicas ditas inovadoras, em contexto de cursos superiores. A metodologia tem como base o conceito de pesquisa e inovação responsáveis (RRI) com as seguintes etapas: uso de REA, adaptação da prática pedagógica e transformação do ensino-aprendizagem do projeto Europeu Engage que promoveu a plataforma LiteMap para formação de educadores para RRI. São apresentadas duas experiências de atividades no Mestrado Profissional, com a utilização de REA, seu desenvolvimento e análise, sendo a primeira na Disciplina de Administração e Financiamento da Educação Pública e a segunda nas atividades de Qualificação dos mestrandos, em 2017 e 2018. Ambas as experiências, desenvolvidas de modo experimental, foram exitosas e se demonstraram oportunas para sua disseminação em todo o Programa de Pós-Graduação. Os resultados deste estudo sugerem que REA com LiteMap podem ser utilizados, adaptados e transformados num processo pedagógico que reúne conteúdos e métodos, como conhecimento construído nos mapas.

Palabras clave : REA; Mapas conceituais; Produção de conhecimento; Educação Pública; Educação; RRI.

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