SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2MAKER EDUCATION: WHERE IS THE CURRICULUM?EVALUATING THE EFFECTIVENESS OF THE FLIPPED CLASSROOM ONLINE COMPONENT: AN ACTION RESEARCH STUDY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RIVOLTELLA, Pier Cesare  and  FANTIN, Monica. CULTURAS NA ESCOLA E O CURRÍCULO BREVE: EPISÓDIOS DE APRENDIZAGEM SITUADA NA FORMAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.2, pp.545-567.  Epub Oct 15, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p545-567.

O artigo situa alguns desafios da complexidade e da cultura digital na escola e no currículo a partir de aspectos históricos e culturais. As metáforas do currículo sinalizam visões de mundo e de educação, ao mesmo tempo em que falam e traduzem aspectos da imaginação diante de certos desafios da escola. Nessa perspectiva, o artigo situa a possibilidade de práticas disruptivas a partir da ideia do “currículo breve” presente na metodologia dos Episódios de Aprendizagem Situada, EAS, destacando algumas narrativas de estudantes em um contexto formativo universitário. Por fim, conclui que a metodologia EAS pode ser considerada uma abordagem diferente de currículo ao desarticular o discurso pedagógico tradicional, com sua moldura rígida que viabiliza o dispositivo da escola, para ser reconceitualizado como um texto que se faz, desfaz e refaz na prática pedagógica, nas mediações e interações, construídas entre professores e alunos, e nos diálogos com as culturas na escola e fora dela.

Keywords : Cultura digital; Currículo; Episódios de Aprendizagem Situada..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )