SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3“SOCIAL FABRICATION OF INDIVIDUALS” AND EDUCATION: A CRITICAL DIALOGUE BETWEEN CORNELIUS CASTORIADIS AND PAULO FREIREPEDAGOGY COURSE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF SAN PAULO: ADVANCES AND CHALLENGES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MENGARELLI, Rodrigo Rosi  and  CAVALLET, Valdo José. DESAFIOS E SUPERAÇÕES DO CONTÍNUO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA UFPR LITORAL. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1118-1139.  Epub Dec 01, 2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1118-1139.

Este artigo apresenta reflexões sobre a implantação da proposta político-pedagógica da UFPR Litoral. As perspectivas dessas reflexões são os impactos sofridos e superados em 15 anos de história, envolvendo questões como: constituição e formação continuada da equipe; gestão dos atos curriculares inovadores e processo de avaliação permanente, participativa e reflexiva. As considerações são desenvolvidas a partir das vivências dos autores no projeto e da leitura crítica do projeto político pedagógico institucional, à luz de autores como Hernandez (2000), Masetto (2012), Sánchez (2007), entre outros. Os resultados dessas apontam que o resgate dos princípios fundantes deste projeto se faz necessário na atual conjuntura institucional e que há caminhos a serem trilhados para além do Currículo proposto no Projeto Político Pedagógico.

Keywords : Inovação Curricular; Ensino Superior; Educação Emancipatória; Formação Continua de Professores; Avaliação Permanente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )