SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3EDUCACIÓN DE QUILOMBOLA: ANÁLISIS DE UM PROYECTO DE EXTENSIÓN¿QUIÉN ESCONDIO EL RITMO OCULTO? UN ESTUDIO COMPARATIVO ENTRE LOS RITMOS ESCOLARES EN BRASIL Y EN FRANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

CASALI, Alípio  y  PASQUALUCCI, Luciana. MUSEU E FORMAÇÃO CULTURAL: INOVAÇÃO CURRICULAR NA CONTEMPORANEIDADE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.3, pp.1315-1335.  Epub 01-Dic-2020. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i3p1315-1335.

Assumindo que, nas economias de mercado, a cultura tende a ser submetida ao regime do capital, este artigo afirma a indissociabilidade entre cultura e educação e submete a um crivo crítico: as práticas dos Museus que se reduzem a arquivos de objetos reificados; as práticas das Universidades que limitam seu currículo à formação profissional como preparação para o mercado de trabalho; e a redução dos seus respectivos públicos à condição de consumidores culturais. O artigo fundamenta-se no campo da Museologia Crítica, principalmente em Waldisa Rússio (1984) e em Theodor Adorno (1996), especialmente em seu conceito de formação cultural em contraponto à indústria cultural e à semiformação. Conclusivamente, propõe-se uma prática interativa entre Museus e Universidades em prol da formação cultural crítica de seus públicos.

Palabras clave : Museu; Universidade; Theodor Adorno; Semiformação; Formação cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )