SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN EL CONTEXTO DE LA CULTURA DIGITAL: UN ESTUDIO DE CASOTDIC EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN SINGAPUR: INTENCIONES Y ACCIONES DE USO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

COUTINHO, Lídia Miranda  y  GIRARDELLO, Gilka. A CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO: CENÁRIOS ATUAIS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.57-81.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p57-81.

Este artigo discute algumas das principais diretrizes nacionais e internacionais para a abordagem da cultura digital na educação na última década, com vistas à sua inserção nos currículos e na formação de professores. No contexto brasileiro, destacamos a Base Nacional Comum Curricular (2017) que, seguindo a tendência internacional, organizou-se em competências e habilidades, não sem muitas críticas e polêmicas. O documento sugere a ampliação do protagonismo da cultura digital na construção dos currículos, o que permite que tanto os conteúdos quanto as estratégias didáticas para o trabalho com a cultura digital sejam definidos nos contextos regionais e locais. O artigo examina, também, o caso de Santa Catarina, onde o currículo regional (2019) sugere que a questão seja explorada e detalhada nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, o que identificamos como uma brecha para que os professores participem das escritas curriculares, com base em suas realidades e experiências docentes em campo.

Palabras clave : Cultura Digital; Competência Digital; TDIC; BNCC; Currículo do Território Catarinense.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )