SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA CULTURA DIGITAL: UM ESTUDO DE CASOTDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CINGAPURA: INTENÇÕES E AÇÕES DE USO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

COUTINHO, Lídia Miranda  e  GIRARDELLO, Gilka. A CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO: CENÁRIOS ATUAIS. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.57-81.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p57-81.

Este artigo discute algumas das principais diretrizes nacionais e internacionais para a abordagem da cultura digital na educação na última década, com vistas à sua inserção nos currículos e na formação de professores. No contexto brasileiro, destacamos a Base Nacional Comum Curricular (2017) que, seguindo a tendência internacional, organizou-se em competências e habilidades, não sem muitas críticas e polêmicas. O documento sugere a ampliação do protagonismo da cultura digital na construção dos currículos, o que permite que tanto os conteúdos quanto as estratégias didáticas para o trabalho com a cultura digital sejam definidos nos contextos regionais e locais. O artigo examina, também, o caso de Santa Catarina, onde o currículo regional (2019) sugere que a questão seja explorada e detalhada nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas, o que identificamos como uma brecha para que os professores participem das escritas curriculares, com base em suas realidades e experiências docentes em campo.

Palavras-chave : Cultura Digital; Competência Digital; TDIC; BNCC; Currículo do Território Catarinense.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )