SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1DIGITAL CULTURE IN THE CURRICULUM: CURRENT SCENARIOSSCRATCH: REAL POSSIBILITIES FOR TEXTUAL PRODUCTION IN A FORMAL LEARNING ENVIRONMENT? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

PASINATO, Nara Maria Bernardes  and  MOTTA, Everson Luiz Oliveira. TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CINGAPURA: INTENÇÕES E AÇÕES DE USO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.82-103.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p82-103.

Esta pesquisa buscou questionar se num contexto favorável de formação, estrutura física e tecnológica adequadas, os professores integram as tecnologias em sua sala de aula ao analisar as intenções e ações dos futuros professores no uso das tecnologias. Como metodologia, adotou-se a observação participante durante seis meses nas aulas ministradas na disciplina de Pedagogical Approaches to Teaching and Learning Principles of Accounts, no National Institute of Education em Cingapura, com encontros semanais, partindo do Modelo Pedagógico Multiestratégico (MPME) que propõe o uso intenso das TDIC. Aplicou-se a Teoria Unificada de Aceitação e Uso das Tecnologias (UTAUT) desenvolvida por Venkatesh et al. (2003). Concluiu-se que há indícios de que quando os recursos tecnológicos não estão prontamente disponíveis, tendem a afastar a ideia de integrar tecnologias nas aulas. Além disso valores, crenças e concepções individuais sobre determinado tema ou assunto, podem levar o docente a não utilização as tecnologias.

Keywords : Currículo; Tecnologias; Formação de professores; Cingapura; UTAUT.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )