SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1A CULTURA DIGITAL NO CURRÍCULO: CENÁRIOS ATUAISSCRATCH: POSSIBILIDADES REAIS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL EM AMBIENTE FORMAL DE APRENDIZAGEM? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

PASINATO, Nara Maria Bernardes  e  MOTTA, Everson Luiz Oliveira. TDIC NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CINGAPURA: INTENÇÕES E AÇÕES DE USO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.82-103.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p82-103.

Esta pesquisa buscou questionar se num contexto favorável de formação, estrutura física e tecnológica adequadas, os professores integram as tecnologias em sua sala de aula ao analisar as intenções e ações dos futuros professores no uso das tecnologias. Como metodologia, adotou-se a observação participante durante seis meses nas aulas ministradas na disciplina de Pedagogical Approaches to Teaching and Learning Principles of Accounts, no National Institute of Education em Cingapura, com encontros semanais, partindo do Modelo Pedagógico Multiestratégico (MPME) que propõe o uso intenso das TDIC. Aplicou-se a Teoria Unificada de Aceitação e Uso das Tecnologias (UTAUT) desenvolvida por Venkatesh et al. (2003). Concluiu-se que há indícios de que quando os recursos tecnológicos não estão prontamente disponíveis, tendem a afastar a ideia de integrar tecnologias nas aulas. Além disso valores, crenças e concepções individuais sobre determinado tema ou assunto, podem levar o docente a não utilização as tecnologias.

Palavras-chave : Currículo; Tecnologias; Formação de professores; Cingapura; UTAUT.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )