SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1HIGHER EDUCATION IN BRAZIL AND CLASS INTERESTS: BETWEEN THE 1970s AND CURRENT DAYS, WHO HAD RIGHT TO ACCESS?TEACHING INTERLOCUTIONS ON PHYSICAL EDUCATION CURRICULUM: APPLICABILITY, DEMOCRATIC PREPARATION AND EDUCATIONAL QUALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BANDEIRA, Monique Vieira Amorim  and  DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.390-404.  Epub May 10, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404.

Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.

Keywords : Currículo; Organização escolar em Ciclos; Aprendizagem significativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )