SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASIL E INTERESES DE CLASE: ENTRE LOS AÑOS 1970 Y LOS DÍAS ACTUALES, ¿QUIÉN TENÍA DERECHO A ACCEDER?INTERLOCUENCIAS DOCENTES SOBRE CURRICULUM DE EDUCACIÓN FÍSICA: APLICABILIDAD, PREPARACIÓN DEMOCRÁTICA Y CALIDAD EDUCATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BANDEIRA, Monique Vieira Amorim  y  DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.390-404.  Epub 10-Mayo-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404.

Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.

Palabras clave : Currículo; Organização escolar em Ciclos; Aprendizagem significativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )