SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS INTERESSES DE CLASSES ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E OS DIAS ATUAIS: QUEM TEVE DIREITO DE ACESSO?INTERLOCUÇÕES DOCENTES SOBRE O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APLICABILIDADE, ELABORAÇÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE EDUCACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BANDEIRA, Monique Vieira Amorim  e  DANTAS, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto. CURRÍCULO EM MOVIMENTO: TRAJETÓRIA E CONCEPÇÕES. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.390-404.  Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p390-404.

Este estudo apresenta uma análise da proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, concluída e entregue aos professores e demais profissionais em 2014 e atualizada em 2018. O objetivo é refletir sobre os princípios orientadores da proposta, identificando fundamentos teóricos e metodológicos para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia é qualitativa com pesquisa bibliográfica dos documentos. Destacamos a importância de se romper com a ótica habitual e conservadora de conceber o currículo como conteúdos e habilidades a serem desenvolvidos com os estudantes, numa perspectiva linear e acumulativa de conhecimentos. Nesse sentido, a organização escolar em Ciclos é apontada como alternativa, ao propor romper com a fragmentação do processo educativo, vislumbrando uma aprendizagem significativa a partir da ressignificação da rotina escolar.

Palavras-chave : Currículo; Organização escolar em Ciclos; Aprendizagem significativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )