SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2INOVAÇÃO CURRICULAR: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS MEDIADOS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAISAMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR E O CONTEXTO DO SEMIÁRIDO EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

NEVES JUNIOR, Edson José  e  MAISSIAT, Jaqueline. ALTERNATIVAS PARA CREDITAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO: DEFINIÇÕES CONCEITUAIS E ANÁLISE NORMATIVA. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.588-611.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p588-611.

Este artigo tem dois objetivos, o de apresentar uma discussão sobre a definição conceitual-normativa da dimensão de extensão do Ensino Superior; e analisar como a creditação da extensão tem sido implementada nas Instituições de Ensino Superior do País, desde que se tornou medida obrigatória disposta em regulamento nacional a partir de 2018. A respeito do primeiro propósito, a concepção atual de extensão é abrangente, polissêmica e, na medida do possível, neutra, permitindo sua instrumentalização na rede de Ensino Superior com base em interpretações múltiplas de sua natureza. A respeito do segundo objetivo, entre os modelos de curricularização verificados, percebe-se que alguns procuram seguir uma orientação mais transformadora e coerente com as propostas de curricularização da extensão e outros apenas se adaptam à pressão por alteração de acordo com condições próprias.

Palavras-chave : Extensão; Creditação da extensão; Reforma universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )